Indra ( Devanagari : इन्द्र) ou Śakra é o líder dos Devas , ou deuses, eo Senhor dos Svargaloka ou céu no Hindu religião. Ele é o Deus da guerra, o deus das tempestades. [1] A sua arma é o raio (vajra). A Indra é uma das principais divindades do Rigveda . Ele é o irmão gêmeo de Agni e, portanto, disse que nasceu de Dyaus Pitar (Céu Pai) e Mata Prithvi (Mãe Terra). [2] Ele também é mencionado como um Aditya , um filho de Aditi . Sua casa está situada em Monte Meru . [3]
Ele tem muitos epítetos, nomeadamente vṛṣan o touro, e vṛtrahan, matador de Vrtra, meghavahana "aquele que cavalga as nuvens" & Devapati "o senhor dos deuses ou devas". [3] Indra aparece como o nome de um arco-demônio no zoroastrismo religião, enquanto seu epíteto Verethragna aparece como um deus da vitória. Indra também é chamado Śakra freqüentemente nos Vedas e no budismo ( Pali : Sakka). Ele é conhecido na Birmânia como သိ ကြား မင်း, pronunciado: [ðadʑá mɪɴ] , em tailandês como พระอินทร์ Phra In, em malaio como Indera, em telugu (తెలుగు) Indra linguagem (ఇంద్ర), swargadhipathi (స్వర్గాధిపతి), em Tamil como Intiran, chinês como帝释天Dìshìtiān, e em japonês como 帝釈天 Taishakuten. [4]
Ele é celebrado como um demiurgo que empurra para cima o céu, lançamentos de madrugada (Ushas) da caverna Vala, e mata Vrtra , ambos últimas acções são fundamentais para a Soma sacrifício. Ele é associado com Vajrapani - o Chefe Dharmapala ou defensor e protetor do Buda , Dharma e Sangha que encarna o poder de todos primordial ou Budas Dhyani . Por outro lado, ele também comete muitos tipos de mal (kilbiṣa) para os quais ele é por vezes punida. Em Puranic mitologia, Indra é agraciado com um personagem heróico e quase impetuoso e amorosa, às vezes, até mesmo como sua reputação e papel diminuído na tarde hinduísmo com o aumento da Trimurti .
Aspectos da Indra como uma divindade são cognatos a outros deuses indo-europeus, eles são ou deuses do trovão , como Thor , Perun e Zeus , ou deuses de intoxicante bebidas, como Dionísio . O nome de Indra (Indara) também é mencionado entre os deuses do Mitani , um hurritas pessoas falando que governaram norte Síria de ca.1500BC-1300BC. [5]
Janda (1998:221) sugere que o proto-indo-europeu (ou greco-ariano antecessor) de Indra tinha o epíteto * trigw-welumos "smasher do recinto" (de Vritra , Vala ) e diye-snūtyos impulsor "de fluxos de "(os rios liberadas, correspondentes a védica APAM AJAS" agitador das águas "), o que resultou nos deuses gregos Triptólemos e Dionysos .
Indra Védica corresponde a Verethragna do Zoroastrian Avesta como o substantivo Verethragna-corresponde a Védica vrtrahan, que é predominantemente um epíteto de Indra. A palavra-Vrtra / verethra-significa "obstáculo". Assim, vrtrahan-/ Verethragna-se o "espancador de resistência". Vritra, como tal, não aparece tanto no Avesta ou livros de tradição zoroastriana. Desde 'Indra' o nome aparece em textos zoroastrianos como a de um demônio oposição Verdade ( Vd. 10,9; Dk. 9,3; GBD . 27,6, 34,27) tradição zoroastriana separou ambos os aspectos da Indra.
Ele sob cujo controle supremo são cavalos, todos os carros, as aldeias, e gado;
Ele que deu a estar ao Sol da Manhã, que leva as águas, Ele, ó homens, é Indra. (2.12.7, trans. Griffith )
Ele que deu a estar ao Sol da Manhã, que leva as águas, Ele, ó homens, é Indra. (2.12.7, trans. Griffith )
Afirma ainda,
Indra, que levantou a pária que foi oprimido, você glorificado os cegos e os coxos. (Rig-Veda 02:13:12) [6]
Indra é, com Varuna e Mitra , um dos Adityas , os principais deuses do Rigveda (além Agni e os outros, como os Ashvins ). Ele tem prazer em beber Soma , eo central mito védico é sua derrota heróica de Vrtra , liberando os rios , ou, alternativamente, o seu esmagamento da Vala caverna, uma caixa de pedra onde os Panis havia aprisionado as vacas que são habitualmente identificados com Ushas , o alvorecer (s). Ele é o deus da guerra, quebrando as fortalezas de pedra da Dasyu , mas ele é também é invocado por combatentes de ambos os lados na Batalha dos Dez Reis .
O Rig-Veda freqüentemente se refere a ele como Śakra: o poderoso e um. No período védico, o número de deuses foi assumida como 33 e Indra era seu senhor. (Alguns textos pós iniciais rigvédicos como os Khilas e da tarde védica Brihad-Aranyaka Upanishad enumera os deuses como os oito Vasus, os onze Rudras , os 12 Adityas, Indra e Prajapati). Como senhor do Vasus, Indra foi também referida como Vasava.
Pela idade da Vedanta , a Indra se tornou o protótipo de todos os senhores e, portanto, um rei poderia ser chamado Mānavendra (Indra ou senhor dos homens) e Rama , o herói do Ramayana , foi referido como Raghavendra (Indra do clã de Raghu ). Daí a Indra original também foi referido como Devendra (Indra dos Devas). No entanto, Sakra e Vasava foram usados exclusivamente para o Indra original. Embora textos modernos costumam aderir à Indra nome, os textos tradicionais hindus (Vedas, épicos e Puranas) usar Indra, Sakra e Vasava indistintamente e com a mesma freqüência.
"Dos Vedas Eu sou o Sama Veda; dos semideuses Eu sou Indra, o rei dos céus; dos sentidos Eu sou a mente, e nos seres vivos Eu sou a força viva [consciência]." (Bhagavad Gita 10.22) [1]
No Rig Veda , Indra é o rei dos deuses e governante dos céus. Indra é o deus do trovão e da chuva e um grande guerreiro, um símbolo de coragem e força. Ele lidera o Deva (os deuses que formam e mantêm o céu ) e os elementos, tais como Agni (Fogo), Varuna (Água) e Surya (Sol), e constantemente guerra salários contra os adversários dos deuses, os demônios como Asuras . Como o deus da guerra, ele também é considerado como um dos Guardiões das direções , representando o leste. Como deus o favorito "nacional" dos índios Védica, Indra tem cerca de 250 hinos dedicados a ele no Rigveda.
Detalhe da Prang Phra, a torre central do Wat Arun ("Templo do Amanhecer") em Bangkok , Tailândia - mostrando Indra em sua três cabeças de elefante Erawan ( Airavata ).
No Rig Veda , Indra o deus solar é às vezes descrito como dourado-bodied (" Gora ", que significa dourado-amarelada), com mandíbula de ouro, unhas, cabelo, barba.
Na RV 1,65 lê, "Sakra, que é o purificador (de seus fiéis), e bem qualificados em cavalos, que é maravilhoso e dourado-bodied". [8] Rig Veda também lê que Indra "é o deus que dança , vestido de vestes de ouro perfumados, de bochechas monta seu carrinho de ouro ". [9] Uma passagem chama tanto marrom e amarelo. [10] "Ele com o velo que purificam, marrom, dourado, tons, amado por todos, que com suco estimulante sai para todas as divindades "
Indra é descrito no Rig Veda ter o cabelo loiro, ou 'amarelo'. [11] Uma parte do Rig Veda diz: "No projecto rápida Soma-bebedor encerado em força, o ferro um com barba amarela e cabelo amarelo . " O Rig Veda / Mandala 10/Hymn 96
Como violentas rajadas de vento as secas que eu tenho bebido ter levantado mim Tenha eu não bêbado de suco de Soma? [12]
Bochechas Feira tem Indra, Maghavan, o Victor, Senhor de um grande exército, Stormer, forte em ação. O que uma vez tu em força quando os mortais polémica te, onde agora, ó Bull, são essas façanhas herói teus?
Que o Céu te faça forte a cera forte mais forte: forte, pois tu és o cargo teus dois cavalos Bay fortes. Então, feira de rosto, com carro poderoso, poderoso, defender-nos, de temperamento forte, trovões armado, na batalha.
Arma de Indra, que ele usou para matar Vritra , é o ( Vajra ), embora ele também usa um arco , uma rede e um gancho. No período pós-védico, ele monta um grande elefante de quatro presas branco chamado Airavata . Quando retratado com quatro braços, ele tem lanças em duas de suas mãos que lembram aguilhões elefante. Quando ele é mostrado para ter dois, ele segura o Vajra e um arco. [15] Ele vive em Svarga nas nuvens ao redor Monte. Meru . Guerreiros falecidos ir para sua sala após a morte, onde vivem sem dor, tristeza ou medo. Eles observam os Apsaras e Gandharvas , dança e jogos. Os deuses dos elementos, sábios celestes, grandes reis, guerreiros e enriquecer sua corte.
É uma crença contemporânea que Indra é uma designação atribuída ao rei dos deuses. [ carece de fontes? ] No entanto, não há nenhuma documentação oficial comprovando a teoria. [ citação necessário ] No mito hindu, ele é casado com Shachi ou Indrani ou Pulomaja [ 3] (cujo pai, Puloman , Indra mortos), e é o pai de Arjuna (por Kunti ), Jayanta , Midhusa , Nilambara , Khamla , Rbhu , Rsabha . Indra é um irmão para Surya . Ele é atendido pelos Maruts (eo Vasus ), filhos de Diti (mãe de demônios), e Rudra . Indra havia matado anteriores DITI de crianças más, assim ela esperava que seu filho seria mais poderoso do que ele e manteve-se grávida por um século, praticando magia para ajudar seu filho fetal. Quando Indra descobriu isso, ele jogou um raio para ela e quebrou o feto em 7 ou 49 partes, cada parte regenerado em um indivíduo completo, e as partes se transformou na Maruts, um grupo de deuses da tempestade, que são menos poderosos do que Indra.
No pós-védico mito, Vrtra , um asura , roubou toda a água no mundo e Indra bebia muito Soma para se preparar para a batalha com a serpente enorme. Ele passou por 99 Vrtra fortalezas, matou o monstro e trouxe água de volta para a Terra.
Em outra versão da história, [ carece de fontes? ] Vrtra foi criado por Tvashtri para se vingar pelo assassinato de Indra de seu filho, Trisiras , um piedoso brâmane cujo aumento do poder preocupado Indra. Vrtra ganhou a batalha e engoliu Indra, mas os outros deuses o forçou a vomitar Indra fora. A batalha continuou e Indra fugiram. Vishnu e os Rishis mediou uma trégua, e Indra jurou que não iria atacar Vrtra com qualquer coisa feita de madeira, metal ou pedra, nem coisa alguma que estava seco ou molhado, ou durante o dia ou a noite. Indra usou a espuma das ondas do mar para matá-lo no crepúsculo.
Em outra versão, contada no Mahabharata , Vrtra era um brâmane que se apoderou de poderes sobrenaturais, foram desonestos e tornou-se um perigo para os deuses. Indra teve de intervir, eo matou depois de uma luta dura. Um horrível deusa chamada Brāhmanahatya (o pecado personificado do assassinato brâmane) veio do cadáver de Vrtra e perseguido Indra, que se escondeu dentro de uma flor de lótus. Indra foi para a Brahma e pediu perdão por ter matado um brâmane. "Vajrayudha", que possuía Indra, acredita-se ser preparados a partir de espinha dorsal de um sábio Dadhichi matar Asuras.
Na pós-védicos textos, Indra é descrito com características mais humanas e vícios do que qualquer divindade védica outro. Modern hindus, também tendem a ver Indra como divindade menor em comparação com os outros no panteão hindu, como Shiva , Vishnu , ou Devi . Uma história Puranic ilustrando a subjugação de orgulho Indra é ilustrado na história de Govardhan colina onde Krishna , Avatar ou encarnação de Vishnu realizado o morro e protegeu seus devotos quando Indra, irritado com a adoração não-lo, lançou chuvas sobre a vila. Em outra história Mahabharata, Karna tenta ganhar mérito e fama ao se tornar o senhor de caridade, um 'daan-veer'. Krishna toma vantagem desta natureza caridosa e fica Indra, o rei dos deuses, para perguntar como "Kavach e Kundal 'armadura natural caridade de Karna. Doa Karna esta deixando-se vulnerável. Impressionados com o compromisso inabalável de Karna para a caridade, a Indra presentes Karna uma lança que nunca erra o alvo, mas pode ser usado apenas uma vez. [16]
Indra nunca enganou Ahalya , a esposa de Gautama Maharishi como a maioria das versões mais modernas dos mitos caso claim.The entre Ahalya e Indra era mútuo como Ahalya já sabia que era Indra que estava sob o disfarce do [sábio carece de fontes? ] Indra Gautama punido com uma maldição de perder sua virilidade e Ahalya também foi amaldiçoado de ser invisível aos olhos de todos.
Nesta história do Purana Brahmavaivarta, [17] [ carece de fontes? ] Indra derrotas Vrtra e libera as águas. Elevado à posição de rei dos deuses, Indra ordens do artesão celeste, Vishvakarma, para lhe construir um grande palácio. Cheio de orgulho, Indra continua a exigir mais e mais melhorias para o palácio. Afinal, exausta, Vishvakarma pede Brahma ajuda ao Criador. Brahma, por sua vez apela para Vishnu , o Ser Supremo.
Vishnu visita palácio de Indra, na forma de um menino brâmane; Indra recebe-lo dentro Vishnu elogia palácio de Indra, casualmente acrescentando que nenhum Indra anterior tinha conseguido construir um palácio. Na primeira, a Indra se diverte com a alegação do menino brâmane para saber de Indras anteriores. Mas a diversão se transforma em horror quando o garoto fala sobre antepassados Indra, sobre os grandes ciclos de criação e destruição, e até mesmo sobre o número infinito de mundos espalhados pelo vazio, cada um com seu próprio Indra. O menino diz ter visto todos eles. Durante o discurso do menino, uma procissão de formigas tinha entrado no salão. O rapaz viu as formigas e riu. Finalmente humilhado, Indra pergunta ao garoto porque ele riu. O rapaz revela que as formigas são todos Indras anteriores.
Outro visitante entra na sala. Ele é Shiva, sob a forma de um eremita. No peito encontra-se um conjunto circular de pêlos, intacta na periferia, mas com uma abertura no meio. Shiva revela que cada um destes pêlos do tórax corresponde à vida de um Indra. Cada vez que um fio de cabelo cai, um morre e outro Indra substitui-lo.
Não mais interessado em riqueza e honra, recompensas Indra Vishvakarma e libera-lo de qualquer trabalho sobre o palácio. Indra se decide deixar sua vida de luxo para se tornar um eremita e sabedoria de busca. Horrorizada, a esposa de Indra Shuchi pede ao padre Brihaspati mudar a mente de seu marido. Ele ensina Indra a ver as virtudes de tanto a vida espiritual e da vida mundana. Assim, no final da história, a Indra aprende a buscar sabedoria e ainda cumprir seus deveres de rei.
Cada Manu regras durante uma era chamado de Manvantara. 14 Manvantaras tornar-se um Kalpa, um período correspondente a um dia na vida de Brahma. Cada Manvantara tem 1 Indra significa que a cada 14 Kalpa com mudanças Indras. Thae Rishi Markandye é dito ter uma idade completa de um Kalpa e num Puran em seu nome chamado "Markandey Puran" a idade exacta correspondente à idade humano ou ano solar é descrita em mais detalhes. A lista a seguir é de acordo com Vishnu Purana 3,1-2): [18]
Manvatara / Manu
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Indra
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Svayambhuva
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Swarochish
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Vipaschit
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Uttam
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Sushaanti
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Taamas
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Raivat
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Vibhu
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Chaakshush
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Manojav
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Shraaddhdev
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Purandar (o Indra presente)
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Savarni
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Daksha Saavarni
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Adbhut
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Brahma Saavarni
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Shanti
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Dharma Saavarni
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Vish
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Rudraputra Saavarni
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Ritudhaama
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Ruchi (Deva Saavarni)
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Devaspati
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Bhaum (Indra Saavarni)
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Suchi
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Indra como Sakka e Sachi Riding the Elephant Divino Airavata , Folio de um texto Jain, Panchakalyanaka (cinco eventos auspiciosos na Vida de Jina Rishabha ), por volta de 1670-1680, Pintura em LACMA museu, originalmente de Amer , Rajasthan
No budismo e jainismo , Indra é comumente chamado pelo seu outro nome, Śakra ou Sakka, governante do Trayastrimsa céu. No entanto, Śakra às vezes é dado o título de Indra, ou, mais comumente, Devanam Indra, "O Senhor dos Devas". O nome cerimonial de Banguecoque afirma que a cidade foi "dada por Indra e construída por Vishvakarman ". O selo da província de Surin Province , Tailândia é uma imagem de Indra sobre Airavata .
No Jainismo, Indra também é conhecido como Saudharmendra, e serve sempre os Tirthankaras . Indra mais comumente aparece em histórias relacionadas a Mahavira , em que o próprio Indra gere e comemora os cinco eventos auspiciosos na vida que Tirthankara, como Chavan kalyanak, Janma kalyanak, Diksha kalyanak, kalyanak Kevalgyan, e Nirvan kalyanak.
Na China , Coréia e Japão , ele é conhecido pelos personagens帝释天(chinês:释提桓因, pinyin: Shi Huan Di guānshì, coreano: "Je-seok-cheon" ou桓因Hwan-nos, japonês: "Tai-shaku-10", kanji :帝釈天). No Japão, sempre aparece Indra oposto Brahma (梵天, japonês: "Bonten") na arte budista. Brahma e Indra são reverenciados juntos como protetores do Buda histórico (释迦, japonês: "Shaka", kanji :釈迦), e são frequentemente mostrado dando Shaka seu primeiro banho. Embora Indra é frequentemente retratado como um bodhisattva no Extremo Oriente, tipicamente em dinastia Tang traje, sua iconografia também inclui um aspecto marcial, empunhando um raio de cima de sua montaria elefante.
Na escola Huayan do budismo e em outros lugares, a imagem da rede de Indra é uma metáfora para o vazio de todas as coisas.
Em Bali , a lenda de Tirtha Templo Empul origem está relacionada com a Indra.
A fonte sagrada foi criado pela Indra, cujos soldados foram envenenados de uma vez por Mayadanawa. Indra perfurou a terra para criar uma fonte de imortalidade para reanimá-
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